15/07/2018

Resenha: O Vale do Silêncio - Nora Roberts

Título original: Valley of silence
Gênero: Romance sobrenatural
Páginas: 350
Editora: Bertrand
Classificação: 5/5
Comprar: Livraria Cultura
Em O Vale do Silêncio, terceiro e último volume da Trilogia do Círculo, de Nora Roberts, conhecemos a aguardada história de amor de Cian e Moira que, graças aos bons deuses, não deixou nada a desejar. Ambos são guerreiros, determinados e protagonizam um romance tórrido e muito bem arquitetado. Os demais personagens também contribuíram para abrilhantar a trama, especialmente as suas incríveis desenvolturas na batalha final contra Lilith e seu séquito.

A erudita Moira se tornou a rainha de Geall e deve não só levantar a espada para proteger o seu povo, como também preparar os seus súditos para a maior batalha de suas vidas, contra um dos seres mais pérfidos e cruéis que eles já conheceram. Lilith, a vampira mais poderosa e temida de todo o mundo, avança para Geall com o propósito de destruir o círculo dos seis, bem como o restante da humanidade.



Moira não somente lutará para resguardar o seu povo, mas também em busca de vingança, já que seus pais foram assassinados friamente por vampiros quando ela ainda era criança. A sua revanche contra as temidas criaturas da noite está a todo vapor, entretanto, somente para um deles ela seria capaz de confiar a sua alma e o seu coração...

Cian, que há muitos séculos atrás, foi iludido e transformado por Lilith, ocupa com louvor o seu lugar no círculo. Ele não hesita em matar outros de sua mesma espécie e é justamente essa sua característica e qualidade que o fizeram ganhar o respeito dos demais membros do sexteto - o feiticeiro, a bruxa, o metamorfo e a guerreira. Entretanto, ele quer mais do que o respeito da erudita Moira, por mais que esse seu desejo os torne extremamente vulneráveis. Por mais que a ame com todo o seu espírito e coração, ele não consegue vislumbrar um futuro para os dois, pois, ao contrário de sua amada, ele é um ser imortal com toda uma eternidade pela frente, enquanto ela pode sucumbir pelas artimanhas do tempo ou até mesmo pelas garras sanguinárias de Lilith...

O Vale do Silêncio foi um dos livros mais aguardados da Trilogia do Círculo pra mim e fico muito feliz em dizer que a história não decepciona, muito pelo contrário, encanta. Nora Roberts não somente conseguiu suprir as minhas expectativas (por sinal, altíssimas), como também nos apresentar uma batalha épica e sem precedentes, norteada por magia, fé e amor. Os personagens foram testados ao seu limite máximo, mostrando toda a sua força, vigor e esperança e suas fragilidades e fortalezas foram o que tornaram o enredo tão enérgico e especial. Narrado em terceira pessoa de forma fluída e repleta de adrenalina, o livro fechou a trilogia com chave de ouro e nos apresentou um desfecho incrivelmente cativante.

Moira se tornou ainda mais guerreira e articulada nesse volume final e uma concorrente à altura de Lilith e de seu séquito. O espírito de sobrevivência - e também de vingança - a movem com uma destreza impressionante e ela não só se aperfeiçoa a cada dia que passa, como também prepara o seu povo com afinco para a batalha final. Agora rainha, ela passa por muitas situações de sacrifício e também de lealdade que moldam ainda mais o seu caráter e a sua determinação em combater as forças do mal. O seu romance com Cian - que outrora, começou com uma certa implicância entre os dois - aflora com força total, superando todas as limitações e contrastes existentes entre eles, o que concedeu um charme ímpar para o enredo.

Cian sabe que ama Moira como jamais amou alguém em sua vida, entretanto, tem medo de feri-la, não só física como também emocionalmente. Por mais que seu corpo e o seu espírito clamem pela rainha erudita, ele sabe que na condição de vampiro pode infringir dor para a sua amada, além de perdê-la para as areias do tempo. Entretanto, a sua vingança e determinação em destruir Lilith alavanca cada dia mais a sua existência, além de fazer com que ele se aproxime cada vez mais de Moira, sucumbido pouco a pouco a paixão que os envolve...

"Ela é como uma luz para mim quando vivi eternamente no escuro."

Resumidamente, O Vale do Silêncio nos trouxe uma sequência brilhante para a trilogia de Nora Roberts, além de nos apresentar uma batalha épica e minuciosamente arquitetada. Os personagens foram ainda mais desenvolvidos e articulados pela autora, mostrando toda a sua força, destreza e determinação, em especial, Cian e Moira, que foram não somente os protagonistas deste volume final como também amantes apaixonados e esfuziantes na trama. O desfecho da saga foi trabalhado com louvor e nos traz uma surpresa gratificante sobre o ancião que narra a história do círculo dos seis no começo da trilogia. A capa segue o mesmo padrão das anteriores e, particularmente, acabou não me agradando com os seus efeitos artificiais de Photoshop e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de pequenas mandalas no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

Confiram as resenhas dos volumes anteriores da Trilogia do Cìrculo:

►A CRUZ DE MORRIGAN
►O BAILE DOS DEUSES


15 comentários:

  1. Oie Nessa =)

    Infelizmente essa série da Nora nunca me chamou a atenção =(
    Leio boas resenhas dela e até cheguei a ter o primeiro livro, mas algo na premissa não me cativou e por isso acabei trocando o livro em um sebo.

    Porém, fico feliz em saber que você curtiu a leitura ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nessa

    Não conhecia esas trilogia da Nora. A autora tem várias séries né? Ainda não pude ler nada dela, mas tenho alguns livros anotadinhos pra conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, que bom que esse livro te surpreendeu. Sempre ouvi comentários positivos sobre as obras dessa autora!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. ainda anão conhecia essa trilogia, mas com certeza é um sucesso graças a versatilidade que é Nora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Opa que maravilha!!! Sabia que eu ainda não li nada da Nora? Essa trilogia para ser ótima, ainda mais que foi encerrada com chave de ouro!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Eu peguei minha primeira leitura da Nora esse ano.
    Essa série eu não conhecia. Parece ser bacana.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa
    Quero muito voltar a ler os livros desta autora, adoro a escrita dela e faz tempo que não leio nada dela.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nora é uma excelente escritora.
    Minha experiência com os livros dela foi ótima.
    Quero muito conferir essa série.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, tudo bem?
    Fico feliz em saber que a trilogia foi fechada com tanto louvor, gostei muito da sua resenha. Também não curti muito os efeitos da capa. Espero ter oportunidade de ler os livros um dia!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, tudo bem?
    Gostei da resenha! Não sabia que a Nora Roberts também tinha romances mais "épicos", com esse tipo de ambientação/pano de fundo. Achei muito massa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa
    Essa trilogia eu não acompanhei, mas gosto muito dos livros da Nora Robert. Gostei muito da sua resenha, deu até vontade de ler a trilogia :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, a Nora Robert tem muito fãs e o pessoal gosta muito dela, mas infelizmente não tive boas experiências. A trilogia parece boa e fico feliz que vc tenha gostado!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olá Nessa,

    Nunca li nada da autora e essa é uma série que eu gostaria de ler, que bom que foi o que você esperava....abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!
    Acredita que eu tenho essa série aqui em casa?
    Minha mãe é apaixonada!!!!!!!! Eu só li o livro 1 e a Nora não me prendeu, mas minha mãe é super fã.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Nessa, tudo bem?
    Passando pra agradecer sua visita e desejar bom domingo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir