28/07/2018

Resenha: Outono de Sonhos - Adriana Brazil

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 360
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5
O livro Outono de Sonhos, primeiro volume da série Foi Assim que Eu Te Amei, da carioca Adriana Brazil, nos traz um romance singelo, pueril e muito bonito. Conhecemos dois jovens descobrindo o amor em toda a sua graça e plenitude, com delicadeza, emoção e uma miríade de sentimentos. Os personagens foram bem delineados pela autora e o clima de romantismo que os envolve é incrivelmente belo e encantador.

Helen é uma jovem cheia de planos e sonhos, filha única de uma família amorosa e bem estruturada. A moça está cheia de expectativas ao ingressar na Faculdade de Letras da UFSC e o seu talento com as palavras lhe rende um belo convite: dar continuidade a um projeto parado na universidade, mais precisamente um conto sobre uma plebeia e um príncipe iniciado pelo estudante de teatro Andrew Gamberini, que abandonou os estudos após sofrer um acidente. Conforme vai mergulhando na história de amor de Andrew, Helen se descobre apaixonada pelo autor, o que a levará a viver um romance pelas quatro estações do ano, de forma surpreendente e emocionante.


Outono de Sonhos é um romance dotado de uma beleza ímpar e escrito com uma delicadeza tão precisa que nos remete até mesmo a um poema. A abordagem feita pela autora sobre o amor é linda e edificante e logo nos leva a meditar no amor mais profundo que existe na face da Terra: o amor de Deus. Narrado em primeira pessoa por Helen, de uma forma cativante, intensa e levemente poética, o enredo consegue tocar fundo na alma do leitor e fazer com que transborde em nosso interior encanto, leveza e emoção.

"Lembro detalhes minuciosos do outono, expressivo, impetuoso e inesquecível. Uma atmosfera de sonhos o transformaria para sempre."

Helen é uma jovem centrada, romântica e incrivelmente sonhadora. Quando ela ingressa na faculdade e é convidada para dar continuidade ao projeto de Andrew, logo se encanta pelas doces palavras do misterioso autor, a quem ela enxerga como uma alma grandiosa e muito sensível. Quase que de imediato, a jovem consegue se conectar e dar uma bela sequência ao conto de amor do estudante e, quando menos imagina, se percebe apaixonada por seu autor, mesmo sem nunca ter visto a sua face ou escutado o som de sua voz. Com a ajuda de amigos em comum, o encontro com o misterioso autor acontece e a surpreende das mais diferentes formas e maneiras, tocando o seu coração como nunca antes. A fé e a esperança que Helen deposita nesse relacionamento são quase que sobrenaturais, mostrando toda a força e o valor do verdadeiro amor.

"Posso escrever sobre o tempo ou sobre as ondas sussurrantes contra as pedras. Posso dissertar claramente sobre o céu e os seus desenhos vagos sem sentidos feitos pelas nuvens, ou talvez o cantar de pássaros assíduos nas tardes dos parques, expressando sua alegria em estar vivos, trazendo som ao mundo às vezes tão vazio e silencioso. Conseguiria contar em poesia tantas outras belezas, que pernoitam por inúmeros pensamentos, os quais me levam a lugares distantes, durando apenas até o abrir de meus olhos, trazendo-me à dura realidade em que nada em minha vida mudou. Porém, resolvi expressar o amor, em todas as suas formas e o que pode fazer na mente de um simples mortal como eu."

Andrew é um jovem que foi tolhido pela dor e isso lhe deixou inúmeras sequelas, tanto físicas quanto emocionais. Depois do acidente que sofreu e que acabou ceifando a vida de sua mãe, ele se tornou um rapaz recluso, reservado e de pouco convívio social, como se a sua vida tivesse perdido toda e completamente o sentido. Isolado na mansão onde mora, na companhia apenas dos empregados e de seus dois melhores amigos, Alan e Richard, ele é praticamente um corpo sem alma. Entretanto, quando Helen chega em sua vida, é como se Andrew estivesse se levantando do vale de ossos secos e recebendo um novo sopro de espírito. O romance dos dois é muito bonito e foi minuciosamente arquitetado com doçura, amor, perseverança, paciência e retidão.


Em síntese, Outono de Sonhos é um romance edificante e com uma mensagem de amor belíssima, que vai de encontro a nossa alma. A abordagem feita por Adriana Brazil em seu enredo encanta por tamanha singeleza e enaltece ainda mais o amor de Deus em nossas vidas. Com personagens fortes, centrados e dotados de amor e perseverança, o livro se mostrou um romance carismático, envolvente e incrivelmente encantador. A capa é muito bonita e nos traz a imagem de uma moça sentada na grama observando o fluir de um lago e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de pequenas folhas secas no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

13 comentários:

  1. parece uma trama bem emocionante, com certeza gostaria de ler

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    Eu tenho esse livro, mas com uma capa diferente dessa.
    Já li e confesso que não foi uma experiência muito positiva. Não sei... Achei tudo meio.. Frio, sabe? Não me envolvi :(
    Ai nem dei continuidade a série. Uma pena...
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Que resenha bonita! O livro parece ser bastante tocante e emocionante. Gostei de conhecê-lo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem?
    Gostei da dica, fiquei interessado em ler, quem sabe em breve!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Que resenha incrível, Nessa! Amo livros de romance, ainda não conhecia esse, mas já estou doida para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse livro!

    www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro um livro de romance, principalmente quando tem toda uma história por trás.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Nessa, tudo bem?

    Li esse livro faz um tempinho, gostei mais da história que a personagem conta do que da história do livro, gostei muito da mensagem do livro, é muito bonita, mas achei alguns acontecimentos surreais demais, mas enfim, vale a leitura....abraço.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,tudo bem?
    Esse livro parece ser bem tocante, fiquei curiosa para conhecer melhor sua trama. Ótima resenha!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,
    Sempre tive curiosidade em conhecer essa série. Vi que a NS colocou no Unlimited, acho que agora vai. Espero curtir também.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, tudo bem?
    Passando pra agradecer e retribuir sua visita. <3
    Tem resenha novinha no blog, falei sobre O Poderoso Chefão. Te convido a conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa
    Eu amei ler este livro, recebi o livro em parceria com a autora faz tempo é curto muito.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ótima resenha!

    http://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir