15/08/2018

Resenha: Perigosa Amizade - Gisela Bacelar

Edição: 1
Ano: 2017
Gênero: Romance
Páginas: 240
Editora: Outro Planeta
Classificação: 3/5
Comprar: Saraiva
O livro Perigosa Amizade, da autora e modelo Gisela Bacelar, nos traz um enredo adolescente permeado de descobertas, experiências e sensações pertinentes a este período. A forma como a autora costura o destino dos personagens na trama é muito interessante e tem traços bem verídicos, entretanto, confesso que terminei a leitura sentindo falta de um aprofundamento maior na história.

Roberta é uma jovem intensa e cheia de vida. Prática e decidida, ela sabe bem o quer, mas quando o amor surge em sua vida, acaba por embaralhar todas as suas estruturas, até então sólidas. Já Melissa é uma garota simpática e incrivelmente carismática. Ela tem uma enorme facilidade para firmar amizade e, desde criança, se tornou a melhor amiga de Roberta.

Denis é o atacante do time de futebol do colégio e é um garoto bem extrovertido e amistoso. Mesmo ainda sendo um pouco imaturo, ele anda chamando a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças em sua vida e em seu jeito de ser, ele sente que está cada vez mais difícil manter a sua amizade com Roberta e Melissa. Matheus já alcançou a maioridade e atrai o assédio feminino por onde quer que vá. Mesmo já tendo concluído o ensino médio, ele ainda não sabe o que quer da vida e vive no litoral com o pai que, na medida do possível, procura fazer todos os gostos e vontades do livro, mas acaba por não agradá-lo verdadeiramente. Gabriel é o melhor amigo de Matheus e é um rapaz tranquilo e sensível. Ele ama tocar bateria e almeja seguir a sua carreira na música, o que se torna um motivo de afronta para o pai, que deseja que o filho escolha uma profissão sólida e responsável.

Perigosa Amizade é uma trama entremeada por encontros e desencontros e traz em suas entrelinhas temas presentes na vida de todos os jovens, tais como sexo, autoaceitação, socialização, drogas, álcool e relacionamentos familiares. Os personagens representam bem o estereótipo adolescente com todos os seus dilemas e anseios, porém senti falta de um desenvolvimento maior em torno de suas vidas e também notei que ficaram muitas lacunas vazias em suas trajetórias. Narrado em terceira pessoa de forma coloquial e fluída, o livro retrata bem a realidade do universo juvenil, bem como suas primeiras incursões em vários campos da vida, porém poderia ter se aprofundado um pouco mais em determinadas áreas.

Roberta foi uma das personagens que mais me agradaram no enredo, justamente por ser uma moça centrada e objetiva. Ela e Denis sentem uma forte atração um pelo outro, mas toda vez que o rapaz se aproxima, ela hesita de imediato. Quando ele começa a "ficar" com outras garotas no colégio, logo ela percebe que está gostando muito do amigo, mas ainda assim não dá o braço a torcer. Melissa vive em uma espécie de relacionamento abusivo com o namorado, mas com seu jeito meigo e sonhador, acaba por romantizar tudo o que lhe acontece. O cara vive lhe dando bolos, não tem atitudes de um rapaz carinhoso e ainda por cima fica lhe pressionando o tempo todo para ir pra cama com ele, mesmo sabendo que a garota é virgem e precisa de tempo e maturidade o suficiente pra isso. Roberta ainda tenta aconselhar a melhor amiga, mas tudo o que ela diz para Melissa entra por um ouvido e sai  pelo outro.

Apesar de seu jeito molecão, gostei bastante do Denis. Ele tem atitudes imaturas e até mesmo irracionais dentro da trama, mas que podem ser justificadas, ainda mais por uma ótica adolescente. Matheus me desagradou bastante, principalmente por ser um dos personagens mais velhos do grupo e também um dos mais irresponsáveis. Ele critica o pai o tempo todo, mas não sabe nem mesmo que rumo dar a sua vida, vivendo em uma ociosidade medonha e doentia, mesmo já sendo maior de idade. Também me afeiçoei bastante ao Gabriel, apesar de em determinados momentos o achar muito volúvel e fácil de persuadido. Em contrapartida, acompanhamos desde o início da história como o personagem tem um relacionamento familiar estremecido, o que acaba lhe deixando suscetível às más influências.

Em síntese, Perigosa Amizade retrata bem o universo adolescente e nos traz um grupo de jovens problemáticos, que acabam aprendendo com os próprios erros e assim traçando os seus destinos na vida. A proposta de Gisela Bacelar é muito bacana e elucidadora, mas senti que faltou algo mais para sustentar a trama e mantê-la encorpada e a história, bem como o desfecho dos personagens, mereciam ser um pouco mais desenvolvidos. Talvez o livro não tenha me agradado tanto por eu já não fazer mais parte desta faixa etária, mas o fato é que senti falta de um aprofundamento maior no enredo num todo. A capa é simples e nos traz uma garota possivelmente embriagada em meio a uma rodovia e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

8 comentários:

  1. Eu amei sua resenha, me pareceu ser um livro muito interessante, fiquei bem curiosa, irei anotar a dica e espero adquirir em breve :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nessa

    De momento acho que não é um livro pra mim, ando um pouco saturada desse universo teen, além disso essa falta de aprofundamento na trama me deixa com o pé atrás. Quem sabe um dia

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    O livro parece abordar muito bem todas as instabilidades emocionais e mudanças que fazem parte desse período. Gostei da dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Livros teens não são para mim, mas eu ainda leio alguns e, quando leio, tento ver tudo sob a ótica adolescente. Fico pensando "se eu tivesse quinze anos eu gostaria deste livro?". Acredito que sim, neste caso.

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa
    O enredo do livro parece bom, ainda não conhecia e fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Não conhecia a obra, mas faz meu estilo... Adoro um drama adolescente, uma pena que falta sustentação em algumas partes... Mas leria para ter uma opinião formada sobre.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Só de ler sua resenha, acho que teria mais ou menos a mesma opinião que você. Então acho que futuramente, talvez dê uma chance sim. Já odeio esse namorado dela. E uma pena sobre algumas das construções.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, achei a premissa interessante, gostei da resenha e vou deixar a dica anotada...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir