22/09/2018

Resenha: A Cruz de Fogo Parte 2 - Diana Gabaldon

Título original: The Fiery Cross
Gênero: Romance Histórico
Páginas: 592
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
Em A Cruz de Fogo Parte 2, segunda parte do quinto volume da série Outlander, vislumbramos as aventuras de Claire e de Jamie, agora acompanhados de Brianna e Roger. Confesso que estou me familiarizando um pouco mais com a filha do casal e com o seu esposo, Roger, e achei esse enredo um verdadeiro divisor de águas na participação da dupla dentro da trama.

Por mais que tentassem escapar de todas as formas possíveis, a guerra se tornou uma realidade na vida de Jamie e de sua família. Quando as tensões entre os rebeldes e o governo se acirram ainda mais, a milícia é convocada, fazendo com que o conflito exploda com força total na Batalha de Alamance.


De volta ao vilarejo em que moram, os laços de afeto e amizade entre os Frasers e os Mackenzies se estreitam ainda mais, devido as inúmeras tribulações que Jamie e Roger precisam enfrentar juntos. Cada vez mais unidos, sogro e genro armam um plano para capturar Stephen Bonnet, o sórdido pirata que estuprou Brianna, colocando em dúvida a paternidade do pequeno Jemmy.

Em meio a tanta adrenalina e um cenário de profundas revelações, uma pista sobre Dente-de-Lontra - um suposto Viajante do Tempo, que veio do século XX para o século XVIII, disposto a mudar o futuro dos indígenas americanos - torna a trama ainda mais misteriosa e convidativa.

A Cruz de Fogo Parte 2 consegue manter duas características marcantes da escrita de Diana Gabaldon, ou seja, aquela profunda paixão que pauta cada um dos livros da série e aquele gostinho por mais que fica no coração do leitor, ao término de cada um dos volumes da saga. Como era de se supor, aqui os perigos se intensificam ainda mais, à medida que o amor dos personagens continua puro, forte e cada vez mais ardente e apaixonado. Narrado em primeira e terceira pessoa, de forma rica e emocionante, o livro conseguiu me envolver, além de nos apresentar uma história belíssima de amor, lealdade e coragem.

Claire é uma mulher sábia, corajosa e incrivelmente devotada à família. Cada vez que a história se adensa, essas características da personagem adquirem maiores proporções, firmando o seu lugar na trama. Brianna, que antes me pareceu bastante antipática e mimada, está amadurecendo pouco a pouco e mostrando que herdou a inteligência e também a temperança de seus pais.

Jamie continua cada vez mais maravilhoso e os anos que decorrem na história parecem contribuir ainda mais para o seu charme, desprendimento e inteligência. Mesmo não sendo o viajante do tempo da trama, ele consegue enxergar lá na frente coisas que estão por acontecer, tomando, na maioria das vezes, as escolhas mais acertadas. Roger foi um personagem que se destacou bastante no enredo e confesso que sofri junto com ele neste volume. Ele passa por um verdadeiro calvário na história, que coloca em xeque sua lealdade, amor e sobretudo, a sua honra como homem e ser humano.

"Quando chegar o dia em que tivermos que nos separar, se minhas últimas palavras não forem 'eu amo você', saiba que isso não aconteceu porque não tive tempo."

Resumidamente, A Cruz de Fogo Parte 2 serviu para firmar os novos personagens na história, além de mostrar toda a lealdade, coragem e paixão de cada um deles. Roger foi um dos que mais se destacaram no enredo e as mazelas pelas quais ele passa, serviram para emoldurar ainda mais o seu caráter, amor e personalidade na saga. O final do livro também nos reserva uma surpresa muito agradável, além de nos deixar um gancho e tanto para o próximo volume, Um Sopro de Neve e Cinzas. A capa segue o mesmo padrão das anteriores e nos traz um campo repleto de cruzes de pedra e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confiram as resenhas dos volumes anteriores de Outlander:

►A VIAJANTE DO TEMPO
►A LIBÉLULA NO ÂMBAR
►O RESGATE NO MAR PARTE 1
►O RESGATE NO MAR PARTE 2
►OS TAMBORES DO OUTONO PARTE 1
►OS TAMBORES DO OUTONO PARTE 2
►A CRUZ DE FOGO PARTE 1

8 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Mds o tamanho da série e tudo tijolão.
    Fico feliz em sabe que após tantas publicações a autora ainda consegue manter a história interessante e a altura.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nessa

    Eu morro de vontade de ler essa série, mas por pura preguiça mesmo ainda nem pude começar, espero ler o primeiro em breve, quem sabe nas férias, só vejo elogios por todos os lados.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Ainda não li, mas amo a série! Também achava a Brianna meio mimada quando ela surgiu.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Preciso continuar a leitura da série Outlander. Parei no segundo livro e infelizmente ainda não consegui dar continuidade nos demais livros da obra.

    Sou apaixonada pelos protagonistas e por todo universo criado pela autora. Porém, não nego que às vezes acho que ela força um pouco a barra.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, tudo bem?
    Passando pra agradecer sua visita e comentário. =)
    Bom restinho de semana.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, tudo bem?
    Apesar de ter parado no primeiro, gosto da história de Jamie e Claire.
    Que bom que a série continua interessante e com novos personagens que só fazem enriquecer ainda mais a trama.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Eu li esse livro há algum tempo e já comecei a ler 'Um Sopro de Neves e Cinzas' porque sou a louca do Outlander com certeza!
    Amo demais o poder da Diana Gabaldon de sempre se reinventar e ter criado o Jamie, claro, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. oi Nessa, ainda não me rendi aos poderes da história, mas sempre tem gente puxando minha orelha que eu devia começar logo, parece ser um universo fascinante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir