27/12/2012

Resenha: À Primeira Vista - Nicholas Sparks

Título original: At First Sight
Gênero: Ficção americana, romance
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Classificação: 4/5
 Em À Primeira Vista, continuação de O Milagre, de Nicholas Sparks, Jeremy Marsh muda totalmente suas convicções de outrora. Para um homem que afirmava que jamais se deslocaria de Nova York, se apaixonaria novamente, casaria e teria filhos, sua vida deu uma guinada de 360º desde que conheceu Lexie Darnell.

Os dois já estão de casamento marcado e ávidos pela chegada de sua primeira filha, que teve o sexo identificado por Doris, avó de Lexie. Jeremy está reformando com afinco a casa em que os dois irão morar, na pacata cidade de Boone Creek, Carolina do Norte.

Com um cotidiano totalmente modificado, Jeremy batalha para conciliar sua carreira profissional com sua vida pessoal. Quando tudo parece estar se ajeitando, ele recebe um e-mail anônimo indagando se a filha que Lexie espera realmente é sua. Desde então, uma série de fatores vão se desencadeando, fazendo com que o casal constantemente entre em conflitos e discussões, colocando em risco sua intensa paixão.

Quem mais sofre com isso é Jeremy, que pensa estar sendo traído por Lexie e vivencia uma crise criativa que não o permite trabalhar. A gestação de Lexie não corre de forma tão amena também, o que só aflige ainda mais o casal. E se não bastasse tanta coisa acontecendo de forma desenfreada em suas vidas, eles terão que enfrentar algo que mudará para sempre os seus destinos.

À Primeira Vista é um livro emocionante e que trata com exatidão a rotina de todo jovem casal. Pode parecer presunção da minha parte afirmar "TODO JOVEM CASAL", mas daí eu pergunto: Quem que nunca passou por algum tipo de problema, em menor ou maior escala, nos primeiros anos áureos do casamento? Duvido muito que para alguém tudo tenha sido um mar de rosas, até mesmo por experiência própria. E é justamente isso que Sparks relata em seu livro, que mesmo um casal apaixonado e que se ama mais do que tudo, enfrentará dificuldades que só poderão ser solucionadas de acordo com o grau e a intensidade do seu amor. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos as incertezas, angústias e tensões de Jeremy e Lexie, como também somos agraciados pelo seu romantismo e companheirismo. As descobertas que surgem na vida dos dois, e o amadurecimento perante isso são enriquecedores e impactantes.

Jeremy mudou bastante. Ele abriu mão de praticamente tudo na sua vida, inclusive sua rotina badalada de cidade grande para viver ao lado de seu grande amor, Lexie. Com a descoberta da gravidez, a primeira reação do casal é marcar o casamento. Tudo está de vento em popa, como se os dois estivessem vivendo um conto de fadas, quando um alguém misterioso e anônimo, semeia um grão de discórdia entre o casal. E é a partir daí é que uma rachadura se forma, fazendo com que um bichinho cruel e implacável se apodere de Jeremy: o ciúme. E enxergando pelas lentes do ciúme, ele acaba vendo mais do que deveria, e deduzindo fatos que provocam em si uma crise psicológica, que afeta o bem-estar do casal, e põe a prova a paixão que um sente pelo outro.


"Jeremy tinha de admitir que esses detalhes da vida de sua noiva todas as pessoas de Boone Creek também sabiam. Mas será que elas sabiam que Lexie colocava o cabelo atrás das orelhas quando estava nervosa? Que era uma excelente cozinheira? Que, quando precisava descansar, gostava de ir a um pequeno chalé próximo ao farol do cabo de Hatteras, onde seus pais tinham se casado? Que, além de ser inteligente e linda, com seus olhos cor de violeta, o rosto oval ligeiramente exótico e os cabelos negros, tinha resistido às suas primeiras e desajeitadas tentativas de levá-la para cama? Jeremy adorava o fato de ela não deixar que ele saísse impune de nenhuma situação, de sempre dizer o que estava pensando e de nunca dar o braço a torcer quando achava que ele estava errado. De alguma maneira, Lexie conseguia fazer tudo isso com encanto e feminilidade, ainda mais destacados por seu sotaque do Sul. Acrescentem-se à lista os fatos de que ela ficava absolutamente deslumbrante com calças jeans justas e de que Jeremy tinha ficado completamente apaixonado por ela."

Se em O Milagre, não encontramos tanto sentimentalismo e emoção, características marcantes da escrita de Nicholas Sparks, em À Primeira Vista tais elementos transbordam das páginas, de uma forma muito bem narrada e colocada. A capa da obra é simples e bonita e a revisão acabou deixando passar alguns errinhos de grafia, mas nada que atrapalhe a leitura. Um livro que fala sobre o amor em toda a sua estrutura e plenitude, com um final arrebatador e é claro que eu recomendo.

Confiram resenha do volume anterior:

O MILAGRE

38 comentários:

  1. Pretendo ler O Milagre pra depois ler esse....embora não tenha lido resenhas positivas sobre o Milagre acho interessante tirar minhas conclusões !

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro , mais acho que vou começar a leitura do Spark com O Milagre , ai depois A Ultima Música e depois esse , sua resenha foi uma das melhores que eu já vi , muito boa mesmo parabéns !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Nessa sua palavras bem colocadas nesta resenha proporciona um sentimento de curiosidade em ler este livro ,parabéns e por isso que adoro em seguir o seu blog . Bjs

    ResponderExcluir
  4. eu li o milagre a apesar de muita gente criticar dizendo que não é um livro bom e de certa forma mais fraco que os demais livros de Sparks, eu achei uma leitura deliciosa,leve, mais com muito sentimentalismo e com certeza a primeira vista parece ser lindo e com certeza emocionante. Parabens pela resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei desse livro, porém não achei ele tão cheio de sentimentalismo assim... Mas sim bem dramático, caracteristica marcante de Sparks... Eu ainda prefiro O Milagre... Mas valeu muito ler essa continuação... Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  6. Nessa, acho o jeito que você coloca sua opinião, diferente. Você não conta spoiler, e consegue explicar o que acontece. Enfim, fiquei curiosa para ler os dois livros, mas não sei quando terei oportunidade. Achei diferente essa questão da capa, porque não é sempre que vemos uma garota de cabelo cacheado. Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa, este livro ficou para o ano que vem. Aproveito para te desejar um ano novo repleto de realizações e cheio de paz, amor e saúde.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oie amiga.
    Sim,também concordo,À Primeira Vista tem tanto sentimento,tanta emoção, que eu me emocionei bastante.Pude perceber mais claramente o amor entre Jeremy e Lexie.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa!
    Tô um pouco receoso quanto a ler esse livro. Não curti muito a leitura de "O Milagre" e algumas resenhas que li não me animaram muito.
    Entendi perfeitamente sua opinião e acredito que terei uma opinião parecida.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Nessa,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela sua resenha com certeza irei gostar...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante dos livros do Nicholas
    E estou com esse aqui
    Mas ele vai ter que esperar para o ano que vem

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Apesar de este ano não ter sido o meu ano de ler Nicholas Sparks - estava meio cansada de tanto sentimentalismo e tal - tenho que confessar que queria ler todos os livros dele quanto possíveis num futuro próximo. Porém, li esses dias algumas resenhas deste livro e não fiquei muito encorajada. Infelizmente, não pretendo mais ler este livro.

    Beijocas,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa, tudo bem? Bom, eu estou seguindo seu blog, ele tem muitas resenhas e, maioria dos livros eu quero muuuito ler, hehe. Bom, eu comecei o meu blog há pouco tempo e, se você pudesse dar uma olhada, eu agradeço!
    http://nosachadoseperdidos.blogspot.com.br/
    Obrigada desde já. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Não vejo a hora de ler A Primeira vista, mas antes estou lendo o milagre, essa é a segunda resenha que leio e confesso que minha curiosidade só aumenta.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Não sei o porque, mas sempre acho que os livros do tio Nick se baseiam numa mesma trama, num mesmo enredo, mudando por vezes apenas o nome dos personagens. Além disso, são os livros que só tem finais trágicos e cheios de mortes D:
    Mas enfim, há quem goste de livros assim e com certeza são livros maravilhosos para eles ^^

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Awn Nessa, ainda quero uma coleção do Nicholas Sparks. Mesmo não sendo Romance meu estilo favorito, Sparks tem o dom! Não sei, gosto muito dele...
    Ótima resenha!

    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li esse do Nick, mas estou lendo O Milagre e é bom saber que esse possui mais sentimentalismo que ele.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Alguém morreu nesse??? Deve ter morrido, ele poupou vidas no outro, kkkkkk agora Nicholas Ceifador Sparkisson com certeza mandou um para o céu literário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sinceramente para ler o Sparkisson talvez qdo os livros do mundo acabarem e só restar o Ceifador Sparkisson kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Terminei de ler hoje A primeira vista. Realmente é muito bom e com um final surpreendente.

    ResponderExcluir
  20. Sou apaixonada por Nicholas Sparks e esse é o único livro dele que falta eu ler, quero muuito! haha

    ResponderExcluir
  21. acabei de ler O Milagre e estou muito ansiosa para ler À Primeira Vista!
    adorei a resenha!
    Bjs

    http://livrosealem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu já vi algumas resenha do livro, ele é muito romântico, aliás todos os livros do Nicholas são.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito de "O Milagre", agora tô ansiosa pra ler este.

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho esse livro na minha lista de livros para 2013. Quero muito ler e enquanto isso, acompanho resenhas e comentários. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  25. Oi Nessa, tudo bom?
    Sendo Sparks eu já estou preparada para chorar muito hahaha
    Adorei a resenha *-*

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  26. Eu sou suspeita para falar e Nicholas Sparks , sou uma das maiores fãs dele !!!
    Ainda não tenho todos os livros , mas o próximo que irei comprar com certeza é esse , to fascinada pela resenha ^^
    Bjus

    ResponderExcluir
  27. Nicholas Sparks voltou às suas raízes nesse "A Primeira Vista", já que tinha fugido um pouco em "O Milagre". E por ser dele, já está na minha listinha de próximas aquisições.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Quero ler os livros na sequencia certa para não ficar perdida na história, vejo muitas resenhas dos livros desse autor e parecem mesmo apaixonantes.

    ResponderExcluir
  29. Parece ser muito legal, até hj não li nada do Nicholas Sparks que eu não tenha gostado. Apesar de ainda não ter lido O milagre.

    ResponderExcluir
  30. parece legal, mas um para a minha listinha

    ResponderExcluir
  31. Resenha muito boa, destacando os pontos fortes do livro, d espertando a curiosidade dos leitores.

    ResponderExcluir
  32. Louca pra ler esse livro do Nicholas, a escrita dele é demais, e os livros são ótimos, não tem um que não vejo com boas indicações!
    Espero lê-lo em breve e tirar minhas conclusões a respeito desse autor que tantos admiram!

    ResponderExcluir
  33. Hum… essa é a primeira resenha do livro que leio e fiquei felix em saber que nem todos os livros do Sparks sao tragicos, por isso nao gosto muito dos livros dele, apesar de ter quase todos.
    Me parece que esse livro fala mais sobre o cotidiano de um casal, o que acontece depois do final feliz. Fiquei curiosa e como tenho o milagre espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  34. Como assim? Só depois que eu termino de ler "A primeira vista" é que eu fico sabendo que ele é continuação de "O milagre", e eu nem li ainda este último ://///

    ResponderExcluir
  35. Amo os livros de Nicholas sempre choro... já li quase todos os livros e sempre me pergunto pq ele sempre deixa alguém morrer, isso é triste acaba comigo ,mas ainda acho ele o CARA!!

    ResponderExcluir
  36. Eu comecei a ler este livro hoje, mas sei que vou amar porque sou apaixonado por todas as historias que o Nicholas escreve. Sinto que vou devorar o livro de uma forma incrível. Adorei seu blog, coloquei em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir