05/02/2013

Resenha: Perdida - Carina Rissi

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Ficção brasileira, romance
Páginas: 472
Editora: Baraúna
Classificação: 5/5
O livro Perdida, de Carina Rissi, nos conta a história de Sofia. Sofia é uma jovem que vive na grande metrópole, acostumada com a modernidade e com o conforto que isso lhe proporciona. Ela é super independente e foge do casamento como o diabo foge da cruz. O romance para ela só funciona nos livros, especificamente, nos de Jane Austen.

"Viver em função de uma só pessoa, como se sua vida apenas tivesse sentido se ela estivesse por perto? Acordar e olhar para a mesma pessoa todo santo dia! Sexo com uma única pessoa pelo resto da vida! Ter que cuidar da casa, do marido, dos filhos, do cachorro, trabalhar... Não era um tipo de sentença de escravidão, pelo menos?"

 Porém, sua vida pré-moldada literalmente sai dos eixos. Após derrubar o seu moderníssimo aparelho de celular em um vaso sanitário durante uma balada, ela sai em busca de um substituto, já que sente como se estivesse perdendo uma parte de si mesma. Ao adquirir o seu novo celular, algo misterioso e sobrenatural acontece, e ela é remetida ao passado, mais propriamente ao século XIX.

Sem saber como foi parar em tal época e nem ao menos como voltar para sua casa, ela é acolhida por Ian Clarke. No seio da família Clarke, Sofia tenta de todas as formas possíveis retornar para a sua "vida moderna", e conta com a ajuda do prestativo e cortês Ian, além de algumas pistas soltas que pairam pelo seu caminho. O que ela não poderia sequer imaginar era que o seu coração não lhe obedeceria e a deixaria mais presa ao ano de 1830 do que ela poderia supor...

No início de Perdida, temos um chick-lit moderno e divertido, e dentro de poucos capítulos, de forma bem natural e original, acompanhamos a história se transformar em um belíssimo e rico romance histórico. Carina dispôs de muito tato e maestria ao tecer essa trama tão encantadora e esfuziante, me deixando completamente apaixonada por seu enredo. Narrado em primeira pessoa pela Sofia, acompanhamos a sua vida high-tech, seu emprego no escritório, com direito a um chefe bem mala e toda a sua independência e altivez. Em um passe de mágica, ela se vê envolta em pleno século XIX, onde ainda não existia telefone, fotografia, eletricidade e nem ao menos banheiro, como conhecemos hoje, dentre outros luxos e mordomias.

Sofia é uma personagem de caráter e cheia de propósitos, e é praticamente impossível não se divertir com ela ao longo da história. Os momentos em que ela tem que utilizar a "casinha", o antepassado do banheiro, e fazer uso de folhas de alface e sabugo de milho são os mais hilários da trama. Se adequar ao vestuário e aos costumes da época, sobretudo, como deve se portar uma dama do século XIX,  fazem com que demos boas risadas também. E quando o seu coração começa a palpitar mais intensamente do que o normal, suspiramos junto com ela e sentimos toda a plenitude de sua paixão.

Ian, então...É difícil buscar palavras que o caracterizem com coesão, e posso até mesmo afirmar que ele é um príncipe dos contos de fada, perfeito! Além de lindo e de possuir um porte atlético invejável, é um verdadeiro gentleman, educado, refinado, cavalheiro, doce, romântico, enfim, tudo de bom! O seu carinho e apreço por Sofia são retratados de uma forma tão romântica e afetuosa, que é impossível não se apaixonar.

"Ian concordou com a cabeça e fez uma mesura com o braço. Era tão surreal! Eu tinha a impressão que, a qualquer momento, o Senhor Darcy em pessoa sairia de alguma daquelas portas de madeira acompanhando Lizzy Bennet."
Em suma, Perdida é um livro espetacular e arrebatador, e se tornou um dos melhores da literatura nacional que eu tive a oportunidade de ler. A narrativa da Carina é incrível e ela consegue nos encantar com o  seu jeito próprio e peculiar de escrever. Gostei muito da capa e quem leu sabe o significado do All-Star ao longo da trama. A diagramação também está boa, com pouquíssimos erros de revisão, nada que chegue a atrapalhar a leitura. Para fãs de romance, tanto históricos como modernos, é leitura mais do que obrigatória! Me apaixonei por Perdida, e recomendo, com certeza!

32 comentários:

  1. Oi, jura que acaba se transformando em um lindo romance histórico? Adorei ler sua resenha e saber mais detalhes desse livro. Agora estou querendo o meu!!
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie amiga.
    Nossa... que resenha linda.
    Eu quero muito ler esse livro, já faz algum tempo que está na minha listinha.
    Parabéns pela resenha;
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, nessa! Meus parabéns pela ótima resenha! Adorei. Cara, você conseguiu atiçar a minha vontade de ler este livro da Carina. Os dois publicados dela estão na minha lista! Pelo visto vou gostar tanto do livro quanto você.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler esse livro e me apaixonei, claro! Não vejo a hora de ler Procura-se Um Marido. Carina agora é uma das minha autoras favoritas, estou adorando esses novos autores nacionais que estão surgindo :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa!
    Eu acabei de ler "Procura-se um Marido" da mesma autora e amei! <3 Inclusive, só o li, porque você me indicou muito. hehe
    Sobre "Perdida", quero muito lê-lo. Acredito que seja uma leitura muito gostosa também.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro! Fico feliz que tenha gostado da minha indicação...hehe. Os livros da Carina Rissi são maravilhosos! ♥
      Abraço!

      Excluir
  6. Adorei a resenha! A segunda que leio com críticas positiva. Preciso adquirir, preciso!Tem tudo que adoro... Tirando a parte chick-lit! hehehehe Mas sobrenatural, romance histórico... Minha cara!!!

    ResponderExcluir
  7. Para fãs de ambos os gêneros é leitura obrigatória e aprovada, minha amiga Carina é mestre na narrativa de conquistar o leitor, mesmo não curtindo muito o estilo chick-lit mas com a Carina tudo fica diferente, todos os livros dela independente do gênero são maravilhosos, divertidos, bem escritos e com personagens cativantes e inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Nessa,

    Mais um livro e autor que fico conhecendo aqui no blog, gostei da sinopse e pela a sua resenha vale muito a leitura, vai para a lista.....boa dica...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler o livro, nossa estou curiosa como vai ficar esse romance? Ela vai ficar na era dele ou ele vai mudar pra dela? Oh curiosidade hehe

    Ps. Eu queria ir morar no seculos passados as roupas são lindas hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oie querida =)
    mais uma vez resenhou super bem e me deixou babando no livro da "Carina Rissi" estou aqui me perguntando porque ainda não tenho os livros dela! #Snif
    Eu quero tanto esse quando o Procura-se um esposo.
    beliscões

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa! Ainda não tive a oportunidade de ler os livros da Carina, mais farei assim que possível, adorei a resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. O livro chegou por aqui há alguns dias e não vejo a hora de poder lê-lo!
    Todas as resenhas q vejo sobre ele são tão positivas que minha vontade fica ainda maior.

    Amei a resenha, Nessa.

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. eu só vejo elogios vindo desse livro, eu nao vejo a hora de ler ele

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa!
    Poxa!Agora fiquei curiosa,tb quero saber qual é o significado do All-Star!Sem contar que o classificastes como sendo um dos melhores livros da literatura Nacional,fiquei impressionada Nessa.

    Bjos
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  15. Eu achei este livro fantástico!
    Uma narrativa gostosa e fluída.
    Personagens muito cativantes.
    De verdade, adorei os livros da autora.

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse livro e sua resenha está demais,concordo com o adjetivo arrebatador para o livro.... Perdida me apaixonou nas peimeiras páginas... e estou louca para ler logo Perdida 2!!!!

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar no livro mas ainda não tive a oportunidade de ler. Parece bem divertido e confesso que a historia me lembrou o filme Kate & Leopold, conhece? :)
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Heis um livro que tenho muito interesse de ler.Só leio algo positivo dele em cada resenha que vejo.
    Além de que o livro é nacional o que me dá mais vontade(hahahaha).

    A resenha esta espetacular.Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Já ouvi falar muito desse livro e sempre leio resenhas positivas sobre ele, reparei que você deu cinco estrelas e fiquei bem curiosa pra ler.
    Parabéns pela ótima resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  20. que resenha!! amei.
    Eu li esse livro e sou apaixonada por ele, é simplesmente incrível.
    Imperdivel mesmo, para todos que gostam de romance com um quê de Jane Austen

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  21. Eu estou a fim de ler os livros da Carina a um bom tempo, não imagina como fiquei pé da vida quando soube que havia encerrado o contrato com a editora, mas fiquei feeeliz ao saber que a Verus ( eu te amo ) vai republicá-lo. Apesar de não comentar com frequência gosto muito das suas resenhas e não sabe como amei ver mais uma falando bem do livro, mas ao mesmo tempo brava, pois você só me deixou mais louca pelo livro. Não sei se irei aguentar esperar tanto tempo. Só me resta esperar.

    Beijos, Caroline.

    http://cahblack.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Nessa ;) ameeei a resenha, tem mt geente falando sobre esse livro.
    Fiquei com vontade de ler *-*

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Nessa!!

    OMG!! Amei demais a resenha! Muito obrigada pelo carinho, sua linda!! <3

    Beijos,

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estamos esperando um Perdida 2 :) adoro ver como a literatura brasileira está crescendo ;)

      Excluir
  24. Já vi taaaantas resenhas legais sobre Perdida que estou até envergonhada de não ter lido ainda. Ele está na minha lista de espera. Rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu sempre quis ler esse livro, e agora depois de ler sua resenha fiquei querendo ainda mais, imagino que é como me sinto ao ler um livro historico, transportada para aquela época, mas no caso da personagem, foi literal.

    ResponderExcluir
  26. Acabei de ler uma indicação deste livro numa pagina do face e ao vir procurar no google a respeito dele achei essa sua resenha maravilhosa que só fez aumentar mais a minha curiosidade, vou ver onde encontro pra comprar, pq segundo li na pagina do face ta em falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Esse livro realmente está esgotado. Agora é aguardar para que a Verus Editora lance a segunda edição dele =)
      Beijo!

      Excluir
  27. A literatura brasileira está crescendo mesmo, ainda bem, porque temos ótimos escritores. Li perdida e fiquei encantada com o jeito de escrever da Carina,os personagens são cativantes e a história alem de romântica é muito divertida.

    ResponderExcluir
  28. Este livro me foi muito bem recomendado , fiquei muito feliz em saber que a autora é brasileira , com certeza será a minha próxima leitura. Adorei o blog e já estou seguindo pois você lê os livros do mesmo estilo que gosto.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir